05/10/17 | 8:21
Subsecretaria da Mulher ganha iluminação com a cor do Outubro Rosa

A prevenção do câncer de mama e colo de útero é tão importante que a Prefeitura de Manaus tem colorido espaços públicos com a cor do Outubro Rosa para chamar a atenção da população para este tema. Além do Paço Municipal, Centro, quem circular pela cidade à noite, poderá conferir a iluminação que foi ativada na noite desta quarta-feira, 4/10, na sede da Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres, no conjunto Duque de Caxias, Flores, zona Centro-Sul.

A iluminação faz parte da campanha de conscientização sobre a doença e segue até o final do mês com uma série de atividades organizadas pelo Fundo Manaus Solidária (FMS) em conjunto com as secretarias municipais da Saúde (Semsa) e Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Para a vice-presidente do FMS, Mônica Santaella, o Outubro Rosa é uma oportunidade para que a mulher possa dar mais atenção a sua saúde e também para que se conscientize sobre a importância de ações simples, como o autoexame, por exemplo, que pode salvar uma vida.

“A presidente do Fundo Manaus Solidária e também nossa primeira-dama, Elisabeth Valeiko, foi convidada pela rede feminina de combate ao câncer para ser a madrinha do Outubro Rosa este ano, então nos unimos com toda essa rede de proteção para fazer esse trabalho de conscientização”, afirmou Santaella.

Prevenção

A principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e de colo de útero e o diagnóstico precoce pode levar à cura. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo, o que, para algumas mulheres, é como uma mutilação, ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida das pacientes e reduzindo a morbidade. Por isso a necessidade de desenvolver diversas ações que tragam mais informações às mulheres.

“Muitos casos de câncer de mama podem ser evitados com o autoexame. Qualquer alteração deve ser comunicada imediatamente ao médico que deverá solicitar exames mais específicos. Indicações médicas também recomendam a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada como forma de evitar a doença. A prevenção é o melhor remédio e essa é a principal mensagem que queremos deixar para as nossas mulheres”, afirmou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

Além da iluminação da sede, a subsecretaria está realizando palestras motivacionais e ações de cidadania para as mulheres, nas Galerias Populares, no Centro.

“Precisamos sempre cuidar da nossa saúde. Estamos com uma vasta programação ao longo do mês que passa pelas Galerias Populares, espaços de concentração de mulheres, sempre levando a mensagem de cuidado com a saúde”, concluiu a subsecretária Socorro Sampaio.

Texto: Leonardo Fierro / Semmasdh

Fotos: Divulgação / Semmasdh

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625-6921 / 3625-6844