Serviço Especializado em Abordagem Social

Serviço Especializado em Abordagem Social

Gerente: Clícia Simone Chaves Lima.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistencias (2009) a abordagem social constitui-se em processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social, assegurar os direitos humanos por meio do trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual e maus-tratos a crianças e adolescentes, situação de rua, e demais casos.

São considerados como espaço de desenvolvimento de suas ações: praças, pontes, cruzamento de vias, espaços públicos onde se realizam atividades, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus e outros.

O Serviço deve buscar a resolução de necessidades imediatas e promover o acesso do indivíduo ou família à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos seus direitos. Pode ser ofertado tanto no CREAS como em unidade específica a ele referenciada. Atende Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência. Funciona diariamente das 08h00 à 24h00.