21/06/18 | 16:42
Prefeitura certifica mulheres em situação de vulnerabilidade para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Manaus certificou 27 mulheres na primeira turma do curso de manicure e pedicure, nesta quinta-feira, 21/06, na sede da Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres, localizada no Conjunto Duque de Caxias, bairro Flores, zona Centro-Sul. O curso foi ofertado pela Subsecretaria de Políticas Afirmativas vinculada à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), em parceria com o Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam).

O intuito da capacitação para o público feminino, se dá em virtude da grande demanda de empreendimentos do ramo da estética na cidade. O que aumenta a oferta de postos de trabalhos na área.

De acordo a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres, Rai Lima, diversas ações de capacitação são oferecidas para as mulheres que procuram o órgão durante todo o ano.

“Faz parte da nossa missão, trabalhar e qualificar essa mulher para que realmente ela se empodere e saia da situação difícil que ela esteja vivendo, quer seja vulnerabilidade econômica ou algum tipo de violência. A partir do momento que você consegue inserir essa mulher no mercado de trabalho, ela consequentemente terá uma renda e melhorará a sua autoestima”, destacou Rai Lima.

Durante o curso as alunas aprenderam sobre técnicas de biossegurança dos procedimentos de embelezamento; higiene pessoal, instrumental e ambiental; anatomia das unhas; doenças e anormalidade das unhas; esmaltação; unhas decoradas; atendimento ao cliente e noções de empreendedorismo.

Inserção no Mercado

Algumas participantes do curso já estão inseridas no mercado de trabalho e outras desenvolvem a atividade como autônomas.

“Boa parte das alunas que foram certificadas se especializaram em unhas artísticas e já estão no mercado de trabalho, pois a estética traz um retorno muito rápido, tendo em vista, que algumas conseguiram ganhar um renda no início do curso prestando serviço na própria comunidade”, falou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres, Rai Lima.

Texto: Alexsandro Machado

Fotos: Divulgação Semmasdh