04/10/17 | 9:05
Outubro Rosa movimenta Galerias Populares com ações de prevenção e conscientização

O público que visitou as galerias dos Remédios e Espirito Santo, no Centro, na manhã desta terça-feira, 3/10, pode participar de duas ações promovidas pela Prefeitura de Manaus com foco na prevenção ao câncer. As atividades fazem parte da programação do Outubro Rosa, lançada na noite desta segunda-feira, 2/10, no Paço Municipal, para conscientizar homens e mulheres sobre a importância de preventivos e exames para detecção e tratamento precoce da doença.

Na Galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, as atividades foram coordenadas pela Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres, órgão ligado à estrutura da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). A frente da Ação de Cidadania no espaço, a subsecretária Socorro Sampaio explicou que além do oferecimento de serviços, como o de orientação e exames, a programação alertou sobre a importância de homens e mulheres manterem os exames em dia para a detecção do câncer e tratamento imediato.

“Durante todo esse mês de outubro, estaremos com atividades voltadas à Campanha Outubro Rosa. Temos na cidade uma grande incidência de mulheres com câncer de mama e um alto número de casos de câncer de colo de útero no Estado do Amazonas. Nosso papel é mostrar para essas mulheres que elas podem vencer essa doença”, destacou.

Além da palestra motivacional para pacientes em processo de tratamento do câncer de mama e colo uterino, foram disponibilizados atendimentos psicossocial, jurídico, embelezamento (corte de cabelo, escova, design de sobrancelhas e unhas), arte-terapia e orientação do Cadastro Único (CadÚnico) – porta de entrada para programas socioassistenciais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

Para o palestrante Juscelino Portela, a ação desta terça-feira conseguiu incentivar as mulheres a darem o primeiro passo para o empoderamento pessoal, principalmente, aquelas que estão desmotivadas pelo diagnóstico do câncer.

“Essa palestra é um despertar para a vida das mulheres por meio de três princípios: livre arbítrio, gratidão e a fé. As participantes conheceram ferramentas que existem internamente e as formas que podem ser utilizadas como autoajuda, entendendo que a solução do problema vem de dentro, e que assim começa o processo de cura”, explicou.

Saúde nas Galerias

Ainda nesta terça-feira, 3/10, a Galeria Espírito Santo, localizada na rua 24 de Maio, esquina com Joaquim Sarmento, realizou a 3ª edição do projeto ‘Saúde nas Galerias’. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a programação também abordou assuntos relacionados à prevenção e a detecção precoce do câncer.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explicou que o projeto Saúde nas Galerias teve início no mês de agosto com o objetivo de ampliar e divulgar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, atendendo microempresários, trabalhadores e frequentadores dos centros populares, com a oferta de serviços e ações de Educação em Saúde.

“Com este movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo uterino, estamos aproveitando ações como o Saúde na Galeria para reforçar o alerta sobre as formas de prevenção e os serviços disponíveis na rede de saúde para o combate ao câncer”, informou Magaldi.

Realizado duas vezes ao mês, por meio do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), o projeto já atendeu 2.650 pessoas com consultas médicas com clínico geral, dispensação de medicamentos, vacinação, distribuição de preservativos, oferta de testagem rápida (HIV, sífilis, hepatites B e C) e aferição de pressão arterial.

“Conheço pessoas próximas que tiveram o câncer de mama ainda jovens, por isso é uma preocupação. Com o trabalho do dia a dia, acabamos deixando a saúde em segundo plano. Como não faço exames periódicos há um tempo, resolvi aproveitar o atendimento aqui na galeria para solicitar os encaminhamentos necessários”, afirmou a agente de viagens Marcilene França, 47, que trabalha na área central.

Carreta da Mulher

Até o dia 11/10, a Carreta da Mulher estará com atendimentos de sensibilização e prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero na sede da Semmasdh, na avenida Ayrão, s/n°, Centro.

Estão sendo distribuídas 40 senhas para mamografia unilateral e bilateral e 20 senhas para preventivo (papanicolau), além de nove tipos de ultrassons que atendem tanto o público masculino quanto o feminino: transvaginal, obstétrica, pélvica, abdominal total, abdominal superior, vias urinárias, tireoide, mamas e próstata via abdominal, com a distribuição de 50 senhas.

 A distribuição de senhas acontece a partir das 7h para atendimento em dois turnos: manhã das 8h às 12h e pela tarde de 13h às 17h. Os documentos necessários para realização dos exames são: Cartão do SUS, RG, CPF e solicitação médica do SUS.

Iluminação

Amanhã, quarta-feira, 4/10, a partir das 17h, a Subsecretaria de Políticas Afirmativas para as Mulheres, na rua Araxá (antiga Rua 4), na praça do conjunto Duque de Caxias, bairro Flores, zona Centro-Sul, acenderá a tradicional iluminação na cor rosa. Durante o evento, o público presente poderá assistir a uma palestra motivacional.

 

Texto: Alexsandro Machado/Semmasdh e Assessoria de Comunicação Semsa

Fotos: Assessoria de Comunicação Semmasdh e Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm6g1pnL

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616 / 98842-2266