03/05/18 | 11:23
Manaus recebe encontro regional de Assistência Social

A cidade de Manaus sediará, na próxima semana, o 20º Encontro Regional do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) da Região Norte, com o tema “Os Desafios para a Universalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

O evento tem apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), e será realizado nos dias 10 e 11/5, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona Centro-Oeste.

O encontro tem o intuito de qualificação e aprimoramento da oferta dos serviços socioassistenciais para a consolidação da Política de Assistência Social na Região Norte, principalmente para a capital. O público-alvo são trabalhadores do SUAS, controle social, usuários e pessoas interessadas nas discussões da Política de Assistência Social, de todos os Estados que compõem a Região Norte.

As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.coegemasam.org. O valor é de R$ 120 e dá direito a almoço e coffee break, nos dois dias de encontro.

“Esse evento é extremamente importante. A orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto é que possamos dar todo o apoio aos representantes e gestores da Região Norte, para discutirmos, no âmbito regional, todas as particularidades e peculiaridades da região. Atualmente, nós temos a discussão das populações indígenas, do fluxo migratório venezuelano, proteções sociais, entre outras”, destacou a subsecretária Operacional da Semmasdh, Jane Mara Moraes.

Programação

 O evento reunirá uma programação diversificada de temas da Política de Assistência Social em formato de painéis, workshops e oficinas. Nos painéis, os assuntos abordados serão: O cenário Atual e os Impactos na Efetivação do Plano Decenal; A Assistência Social como Direito Constitucional e de Seguridade Social; O Pacto Federativo, Competências dos Entes Federativos no SUAS em Tempos de Crise e Fenômenos que Expressam as Desproteções Sociais (Ênfase nas Diversidades/Especificidades Regionais).

Nos workshops e oficinas, serão discutidos os seguintes temas: A integralidade da proteção Social; Aprimoramento da Gestão; Gestão do Trabalho, Vigilância e Gestão Orçamentária e Financeira; Vigilância Socioassistencial Novas iniciativas do Cadastro Único, entre outros.

— — —

Texto: Alexsandro Machado/ Semmasdh

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616 / 98842-2266