04/10/17 | 9:09
Educandos recebe praça revitalizada com equipamentos esportivos e playground

Equipada com uma academia híbrida ao ar livre que conta com oito aparelhos de ginástica, além de um playground, a praça Antônio Plácido de Souza, localizada na rua Inocêncio de Araújo, no Educandos, Zona Sul foi entregue nesta terça-feira, 3/10, à noite, pela Prefeitura de Manaus, aos moradores da área, após passar por uma reforma e revitalização do espaço.

Os trabalhos foram executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atendendo uma emenda parlamentar do então vereador à época Alonso Oliveira. Além da revitalização da praça, com academia e playground, o espaço também foi beneficiado com iluminação à LED e a recuperação de uma parada de ônibus.

Na ocasião, o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, anunciou que o espaço comunitário irá receber em breve um Centro de Referência e Assistência Social (Cras), por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

“Em parceria com o secretário Elias Emanuel, da Semmasdh e sob orientação do prefeito Arthur Neto nós vamos transformar esta área em um Cras para atender ainda mais as demandas da cidade de Manaus”, salientou Rotta.

Ele também destacou a presença dos moradores da área durante a entrega da praça à comunidade. “Esta é uma inauguração importante cumprindo a emenda parlamentar do ex-vereador Alonso que preocupado com o bem-estar da população e a qualidade de vida das pessoas fez uma belíssima emenda para essa região”, observou Rotta, que também fez um apelo para que a comunidade zele pelo patrimônio público recém-inaugurado.

Melhorias

Para a vice-presidente do Conselho Comunitário do Educandos, Andreia Brito, a entrega da praça reformada e o anúncio da implantação de um Cras no local, foram bastante satisfatórios para a comunidade.

“Com certeza a nossa comunidade será muito beneficiada com o funcionamento de um Cras aqui na sede do Conselho e sabemos que isso vai repercutir positivamente para a vida dos nossos comunitários”, avaliou. Ainda segundo ela, há 15 anos a praça não passava por uma reforma.

Autor da emenda que viabilizou a reforma da praça Antônio Plácido de Souza, o ex-vereador Alonso Oliveira, também participou da reinauguração da praça e parabenizou a Prefeitura de Manaus, pelo cumprimento da mesma, assim como outras que também foram destinadas à recuperação de espaços públicos em bairros da Zona Sul.

Recuperação

A praça Antônio Plácido de Souza foi totalmente recuperada pela Prefeitura de Manaus. O local recebeu uma nova pintura em uma área de 1.300m², incluindo piso e recuperação dos bancos, além da instalação de duas rampas para cadeirante e recuperação de piso em ladrilho hidráulico.

A obra na praça incluiu a implantação de novo espaço infantil com gangorra e balanço triplo, carrossel de seis lugares e escorregador de madeira com estrutura de ferro.

A praça também ganhou uma academia híbrida ao ar livre que conta com oito equipamentos de ginástica. Com a nova linha de aparelhos será possível sua utilização, ao mesmo tempo, por pessoas com e sem deficiência. Isso é possível porque os equipamentos contam com assento rebatível, rampa de acesso e placa em braile e com fonte ampliada.

Além disso, a placa em braile fornece informações ao usuário com deficiência visual a respeito do funcionamento da máquina e a fonte ampliada permite que pessoas com visão mais limitada, como idosos, possam ter, também, acesso às informações.

 

Fotos: Mário Oliveira / Semcom

 

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625-6921 / 3625-6844

Prefeitura de Manaus