31/07/18 | 16:04
Crianças e adolescentes são certificadas como Bombeiros Mirins na Zona Leste

A parceria entre a Prefeitura de Manaus, a partir das Cozinhas Comunitárias da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), certificou 30 alunos do projeto Bombeiro Mirim (Proebom). A solenidade de formatura aconteceu, nesta terça-feira, 31/7, na Cozinha Comunitária da Colônia Antônio Aleixo, zona Leste.

Para o secretário da Semmasdh, Dante Souza, o projeto vem resgatando os sonhos de crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social e econômica.

“Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, nós temos o dever de levar melhorias para as famílias manauaras. Quando chegamos aqui e vemos crianças e adolescentes com sonhos resgatados, nossa missão é concluída”, afirmou.

As crianças e adolescentes tiveram aulas teóricas que foram ministradas na própria Cozinha Comunitária e aulas práticas, ministradas na sede do Corpo de Bombeiros.

“O curso teve duração de 80h, com conteúdo programático diversificado, com aulas de primeiros socorros, combate ao incêndio, preservação do meio ambiente, prevenção de acidentes domésticos, ética e cidadania e higiene bucal”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Alexandre Martins.

O curso foi ministrado por uma equipe formada por especialistas da corporação. Tráfico de drogas, violência, destruição ambiental e formação profissional foram temas debatidos entre as crianças e adolescentes.

Gratidão

Mãe de Kayky Côelho, um dos alunos que recebeu o treinamento de Bombeiro Mirim, conta que hoje, o filho é mais responsável e almeja se tornar um bombeiro militar.

“O curso mudou não só a vida do Kayky, mas da nossa comunidade que é muito humilde. Antes o meu filho gostava de ficar na rua, agora se encontra mais disciplinado na escola. É muito gratificante ver o tanto que os jovens mudaram”, declarou Cíntia Cristina.

 

Texto: Silvia Calderaro/Semmasdh

Foto: Assessoria de Comunicação

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616 / 98842-2266