16/10/17 | 8:28
Colônia Antônio Aleixo em festa com novo Cras e caravana para criançada

Os moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da capital, tiveram uma dia de festa nesta quarta-feira, 11/10. Mais de mil crianças participaram da caravana da “Semana da Criança”, com brincadeiras, teatro, música e sorteio de brinquedos. A comemoração também foi marcada pela inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que deve atender, aproximadamente, 40 mil famílias de todo o entorno da área e de comunidades ribeirinhas.

“Encerramos os festejos das crianças nas comunidades mais afastadas do centro da capital em grande estilo com a entrega de mais um aparelho social, trazendo serviços sociais importantes para a comunidade e garantindo mais cidadania para essas pessoas”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

O novo Cras está localizado na rua Raoul Follereau e atenderá as famílias dos bairros São José 3, Puraquequara, Jorge Teixeira 1 e 2, Nova Floresta, Tancredo Neves, Santa Inês, ramal do Brasileirinho e ramal do Ipiranga, além de moradores da calha do Rio Amazonas, com apoio de uma lancha, já em processo de aquisição.

“Só aqui na Colônia Antônio Aleixo são quase 26 mil pessoas e antes era muito difícil ter que se deslocar até outros bairros para buscar os atendimentos nos programas sociais. Esse Cras era um sonho antigo e que agora virou realidade. Vai ajudar muito”, comemorou o líder comunitário Edvaldo Barreto.

Ainda no evento, foi lançada a edição da Revista Coquetel – voltada exclusivamente para a área de passatempos, com palavras-cruzadas, caça-palavras, sudoku, entre outros – dentro da temática da Assistência Social. “Trabalharemos, de maneira lúdica, questões importantes como os programas sociais, os direitos das famílias e sobre a nossa estrutura social. É uma ferramenta para que as pessoas passem a conhecer mais os seus direitos”, pontuou o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Elias Emanuel.

 Semana da Criança

Os festejos para as crianças percorreu três das comunidades mais afastadas do centro de Manaus, começando pela Vila da Felicidade, passando pela Colônia Oliveira Machado e chegando à Colônia Antônio Aleixo nesta quarta-feira, 11. Ao todo, quase duas mil crianças puderam ter uma manhã de encantos e magia, com uma programação voltada toda para elas. Mas a diversão ainda não acabou, no dia 12 de Outubro – Dia das Crianças – uma grande festa está sendo preparada no Parque Cidade da Criança, no Aleixo, Zona Centro-Sul.

“É uma ação simbólica, porque o Dia das Crianças é todos os dias. E deixo aqui o meu alerta aos pais, que cuidem de seus filhos, fiquem atentos e denunciem qualquer tipo de violação dos seus direitos. Sempre digo que as crianças são o futuro do nosso país e é papel de todos nós garantirmos a segurança, a educação e o desenvolvimento do cidadão do amanhã”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko.

Entre as centenas de crianças que aproveitaram a programação especial na zona Leste, o Eduardo, de apenas 5 anos, conquistou o coração da mamãe, Fabrícia Cruz, ao se pintar de gatinho. “É uma oportunidade grande para as crianças e também para nós (adultos), porque não temos esse tipo de evento aqui no bairro. Eu gostei e deixei tudo em casa para trazer ele (Eduardo). É meu único filho e é bom voltar a ser criança também”, disse.

 

Fotos: Alex Pazuello / Semcom e Assessoria de Comunicação/Semmasdh

 

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm5y7pqT