Cadastro Único

Cadastro Único

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas executadas nas três esferas de governo.

Rede de execução: Central de Atendimento do Cadastro Único – Sede da SEMMASDH e unidades descentralizadas nos CRAS.

Número de famílias inscritas: 255.846

Principais programas federais usuários do Cadastro Único:

  • Programa Bolsa Família
  • Benefício de Prestação Continuada
  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Programa Minha Casa Minha Vida
  • Carteira do Idoso
  • Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda
  • Telefone Popular
  • Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos
  • Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)
  • Carta Social
  • Serviços Assistenciais

Além de outros Programas, Projetos e Serviços que utilizam a base de informações do Cadastro Único.

 

O cadastramento não significa a inclusão automática em programas sociais. Esses programas usam as informações do Cadastro Único, mas são gerenciados por outros órgãos. A seleção e o atendimento da família ocorrem de acordo com critérios e procedimentos definidos pelos gestores e pela legislação específica de cada um deles.

 

Documentos Originais Necessários para Inclusão/Atualização de Cadastro:

  • Comprovante de Residência
  • Recibo de Aluguel

* Responsável, Companheiro (a) e Maiores de 18 anos

  • Identidade
  • CPF
  • Título de Eleitor
  • Carteira de Trabalho
  • Comprovante de Renda/Contracheque

* Dependentes Menores de 18 anos

  • Certidão de Nascimento
  • Declaração Escolar atualizada (válida por um mês a partir da data de emissão)

Nos casos em que exista a necessidade de exclusão ou transferência de membros do cadastro, outros documentos podem ser solicitados, como: Comprovante de Divórcio, Dissolução de União Estável, Pensão Alimentícia e/ou Termo de Guarda Definitiva.

 

Informações: 0800 280 8810