25/10/18 | 8:18
Assistentes Sociais participam de palestra sobre “Ética Profissional”

Oitenta assistentes sociais da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), participaram nesta terça-feira 23/10, da palestra “Ética Profissional na Assistência Social”, na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), localizada na Av. Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul.

A capacitação é a primeira de uma série de palestras organizada pela (Espi) a pedido da Prefeitura de Manaus.

“A formação foi desenvolvida especialmente para assistentes sociais, atuantes nos equipamentos socioassistenciais da Semmasdh. Ela tem o intuito, de resgatar o compromisso ético e político de capacita-las para operação na rede de atendimento ao público”, explicou a coordenadora de cursos da Espi, Waldeliz de Freitas.

De acordo com a professora e assistente social, Gilmara Araújo, a palestra verifica como o profissional executa seu trabalho no cotidiano dando orientações de melhoria.

“Trabalhamos o contexto socio-histórico para um resgate do código de ética do assistente social, traçamos ainda alguns debates dentro do nosso processo contemporâneo”, explicou a professora.

A palestra teve carga horária de 3h e abordou no conteúdo programático: Ética conceitos e Fundamentos; Valores Éticos: Como Eles Nascem? Ética na Formação Profissional; A ética e o Serviço Social.

Didática

A ética profissional é um dos requisitos mais importantes para qualquer profissão. No decorrer das atividades, as assistentes sociais participaram de uma roda de conversa sobre o dia a dia da profissão, e utilizaram da sala de aula como laboratório.

“No cotidiano da assistência social, vários questionamentos são feitos. Portanto, é de suma importância que essas capacitações aconteçam, principalmente quando se trata de ética, pois assim, podemos voltar a sala de aula e debater algumas questões da nossa profissão”, explicou a participante, Márcia Nogueira.

———–

Texto: Silvia Calderaro/ Semmasdh

Foto: Divulgação/ Semmasdh

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 98842-2266