11/05/18 | 8:44
Ações da Prefeitura são apresentadas em encontro

A contribuição da Prefeitura de Manaus na melhoria da execução de políticas de assistência social no município foi abordada nesta quinta-feira, 10/5, durante a abertura do 20º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) da Região Norte, com o tema “Os Desafios para a Universalização do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”. A abertura aconteceu no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, zona Centro-Oeste. Nesta sexta-feira, 11, o evento terá início às 8h, no mesmo local da abertura.

Gestores municipais e estaduais que executam a Política de Assistência Social na região participam do evento deliberativo. Para a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas – AM), Eldilene Alves, o encontro será um divisor de águas na Política de Assistência Social.

“Esse é um momento que acontece nas cinco regiões do país. Depois é realizada a etapa nacional. Aqui iremos discutir as desigualdades demográficas para chegar até as comunidades de algumas cidades da região norte, que exigem um custo bem elevado em relação a outros estados brasileiros”, explicou.

O evento tem o intuito de qualificação e aprimoramento da oferta dos serviços socioassistenciais para a consolidação da Política de Assistência Social na Região Norte, principalmente para Manaus. O público-alvo são trabalhadores do Suas, controle social, usuários e pessoas interessadas nas discussões da Política de Assistência Social, de todos os Estados que compõem a região Norte.

“Há uma intenção do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) em priorizar a região Norte. Temos que olhar os gestores municipais com muita atenção, pois toda a política é executada pelos municípios que devem garantir qualidade nos serviços ofertados à população em vulnerabilidade social e econômica”, relatou a secretária Nacional de Assistência Social do MDS, Maria do Carmo Brant.

Melhorias

Representante de Manaus no evento, o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Dante Souza, abordou sobre a contribuição da Prefeitura de Manaus para a melhoria na execução da política no município e ações que vem sendo adotadas na área.

“Primeiramente estamos buscando estreitar o laço com os Conselhos para que o trabalho flua. Temos trabalhado, também, na reforma estrutural de equipamentos socioassistenciais para atender melhor a população em vulnerabilidade social, e por isso estamos reestruturando algumas áreas, além da consolidação de um concurso público para a secretaria, que já se encontra em andamento”, destacou Dante.

O vereador Elias Emanuel (PSDB) foi um dos responsáveis pela realização do encontro na capital do Amazonas e luta por recursos diferenciados para a região.

“No término desse evento teremos um caderno mostrando para o resto do Brasil, o quanto é difícil fazer assistência social em uma região tão distante como é a Amazônia, tendo em vista, a dificuldade dos trabalhadores levarem garantias de direitos principalmente aos povos tradicionais nas comunidades longínquas”, frisou.

Programação

O evento reunirá uma programação diversificada de temas da Política de Assistência Social em formato de painéis, workshops e oficinas. Nos painéis, os assuntos abordados serão: O Cenário Atual e os Impactos na Efetivação do Plano Decenal; A Assistência Social como Direito Constitucional e de Seguridade Social; O Pacto Federativo, Competências dos Entes Federativos no SUAS em Tempos de Crise e Fenômenos que Expressam as Desproteções Sociais (Ênfase nas Diversidades/Especificidades Regionais).

Nos workshops e oficinas serão discutidos os seguintes temas: A integralidade da proteção Social; Aprimoramento da Gestão; Gestão do Trabalho, Vigilância e Gestão Orçamentária e Financeira; Vigilância Socioassistencial Novas iniciativas do Cadastro Único, entre outros.

Texto: Alexsandro Machado/ Semmasdh

Fotos: Altemar Alcântara/ Semcom